Casamento sustentável: a natureza agradece!

Casamento sustentável

Casamento sustentável: a natureza agradece!

Poucas pessoas realmente pensam no quanto os casamentos podem ser eventos nada sustentáveis. É comum que haja grande desperdício de comida, geração de energia e carbono, por conta da locomoção dos convidados. Planejar um casamento sustentável é cuidar do planeta em que vivemos!

Há muitas coisas que podem ser feitas para diminuir os impactos de um casamento. Para começar, que tal aprendermos sobre os três Rs da Sustentabilidade?

Reduzir

O primeiro R da Sustentabilidade é reduzir. Reutilizar ou reciclar são importantes, mas para causar ainda menos impacto, reduzir o consumo de algo é ainda mais sustentável.

Planejar os gastos do seu casamento de forma a evitar desperdícios deve ser sempre o seu primeiro pensamento para ter um casamento sustentável.

Reutilizar

Reutilizar é o segundo pensamento que você deve ter para o seu casamento sustentável. Produzir menos lixo também faz parte de um ciclo de reutilização, onde podemos utilizar algo novamente sem ser preciso jogá-lo no lixo.

Opte também por produtos reciclados, pois colabora com o ciclo da reutilização.

Reciclar

O terceiro R da Sustentabilidade é a reciclagem, que se trata da transformação da matéria em uma nova matéria no ciclo de produção, envolvendo técnicas específicas para isso.

A reciclagem é extremamente importante para dar um outro fim a objetos que seriam simplesmente descartados, sem possuírem mais nenhum uso, como plásticos e isopor, por exemplo.

Para o seu casamento sustentável, é importante saber se o local que você alugou possui cooperativas de reciclagem com coleta seletiva, ou se você terá de levar os resíduos reciclados para outro local.

Tente produzir menos lixo possível, lembrando sempre da redução, pois assim facilita o processo de reciclagem.

Encontre um local sustentável

O seu casamento não precisa necessariamente ser feito em uma fazenda ou no campo para ser sustentável. Na verdade, muitos locais fechados oferecem opções para um casamento sustentável e há sempre alternativas que você mesma pode fazer para diminuir os impactos do seu evento.

Encontre um local perto

O que poucas pessoas lembram na hora de ter um casamento sustentável é a quantidade de carbono emitido pelos carros para que seus convidados possam chegar até seu casamento.

Por isso considere encontrar um local que fique o mais perto possível das pessoas que você convidou. Outra ideia bacana é de dar a dica aos seus convidados de dividirem a carona. Assim, menos carros emitirão o carbono e menos nocivo será o seu evento.

Encontre um local sustentável

Ao invés de construir e transportar locais móveis como uma marquise, prefira um prédio permanente, como um celeiro ou uma casa de campo.

Casamento sustentável

Dê preferência também para lugares que já estão acostumados a organizar eventos desse tipo, pois há mais probabilidade de eles terem uma infraestrutura adaptada ao seu casamento sustentável, como uma estação de reciclagem e bons contatos com fornecedores locais.

Reduza o número de convidados

Pode parecer difícil no início, mas deixar a sua lista de convidados mais enxuta faz parte de um casamento sustentável. Quanto mais convidados seu evento tiver, mais lixo irá produzir. Além do mais, a produção de carbono também diminui, por conta da menor quantidade de carros.

Vestidos de noiva sustentáveis

É importante considerar não apenas os vestidos de noiva, mas também outras roupas, como os vestidos das madrinhas e das daminhas.

Uma boa prática é o aluguel do vestido de noiva e outras roupas, o que reduz o impacto ambiental. Veja outras práticas para ter um casamento sustentável:

Escolha um vestido usado

Muitas lojas e brechós vendem ou alugam vestidos vintage, o que é ótimo se você for ter um casamento vintage.

Casamento Sustentável

Você também pode fazer a mesma coisa para o vestido das madrinhas. Vestidos vintage conseguem servir bem na maioria dos tipos de corpo, e também dá a chance para que elas escolham um vestido que elas realmente gostem.

Escolha um designer ético

Ao evitar as produções de roupa em massa, que emitem grandes níveis de poluição e financiam um trabalho mal pago, escolher um designer por si só já é bastante sustentável. Porém tente encontrar um designer que seja ético.

Isso quer dizer alguém que escolha tecidos orgânicos e materiais sustentáveis.

Não destrua seu vestido

Embora não seja mais tão comum quanto foi alguns anos atrás, o ato de destruir o vestido de noiva para fazer um álbum fotográfico diferente ainda acontece. Muitas noivas entram no mar, pintam o vestido, entre outras atividades que destroem a peça.

Casamento sustentável

A mineração de prata é menos agressiva que a do ouro, por isso substituir as alianças de ouro pelas de prata também é uma escolha sustentável.

Convites sustentáveis

O início do seu casamento sustentável pode ser feito nos próprios convites. Há várias formas de diminuir o impacto da produção de papel.

Substitua

Para substituir o papel, você pode utilizar papel reciclado. Outra boa ideia para o seu casamento sustentável é escolher o papel semente para o seu convite! Esse tipo de papel pode ser plantado pelo seu convidado, ao invés de ser descartado, assim produzindo mais lixo.

Casamento sustentável

Você pode também enviar apenas um convite online, através do e-mail dos seus convidados ou pelo seu site. Assim, nenhum resíduo é feito através da produção de papel

Reduza o tamanho

Tente utilizar o menor tamanho de convite possível, para assim reduzir a produção de papel. Caso falte espaço para escrever todas as informações, direcione seus convidados ao seu site, onde o espaço não será um problema.

Cuidado com os materiais

Papéis carbono, envernizados, parafinados, metalizados ou plastificados devem ser evitados, pois não são recicláveis.

Criar um convite reaproveitável também é uma ótima maneira de ter um casamento sustentável. Você pode fazer um convite em forma de marcador de livro, por exemplo.

Casamento sustentável

Tente encontrar também uma gráfica que trabalhe com tintas orgânicas.

Para evitar completamente o impacto ambiental, que tal fazer um vídeo convite de casamento? Seus convidados vão adorar!

Bufê de casamento sustentável

O próprio bufê de um casamento pode acabar gerando bastante impacto ambiental, seja pela produção da comida ou pelos resíduos. Porém existem alternativas sustentáveis para o seu casamento!

Escolha o seu serviço de bufê com muito cuidado

Se você mesma escolher o seu fornecedor, fica muito mais fácil de controlar os impactos gerados pelo serviço. No entanto, se o seu local alugado apenas oferece o serviço de bufê que já vem com o lugar, tente conversar com os cozinheiros e funcionários da cozinha.

Descubra de onde vem a comida e se há alternativas para vegetais e frutas da estação. Frutas e vegetais que não são da estação são embalados e muitas vezes importados, o que por si só gera bastante resíduos e impactos ambientais.

casamento sustentável

Além do mais, ao escolher fazendas e fornecedores locais, você também apóia a economia local e, de quebra, recebe alimentos mais saborosos em retorno.

Nem todo mundo é ou precisa ser vegetariano, porém algumas alternativas para isso poderia ser um casamento pela manhã, onde um café da manhã é servido com bastante frutas.

A comida vegetariana evita o desperdício e reduz a produção de carbono. Caso cortar a carne de vez do seu casamento é impensável, procure diminuir a quantidade.

Não utilize talheres, copos e pratos descartáveis

Ainda que muitas cafeterias e outros estabelecimentos estejam finalmente se livrando dos canudos de plástico, muitos casamentos ainda produzem muito lixo.

Isso pode não ser um problema se você for fazer um jantar de casamento, mas lembre-se também do bar. Não utilize copos plásticos! Tente substituir por copos compostáveis.

Lembrancinhas do casamento sustentável

Para um casamento sustentável, faça também lembrancinhas ecológicas e que produzam menos lixo e resíduos. É muito comum que os próprios bem-casados e outros itens sejam embalados com plástico, por isso evite-os.

Ao invés, você pode utilizar algumas coisinhas bem legais e sustentáveis para dar de lembrancinha aos seus convidados:

  • Copos de vidro para que os seus convidados possam usar na festa e depois levar para casa.
  • Saquinhos recicláveis para levar comidinhas e sobras do buffet.
  • Saquinhos recicláveis para levar comidinhas e sobras do buffet.
  • Caixinhas de papel com bem-casados ou docinhos.
  • Sementinhas de planta ou ervas medicinais ou aromáticas.
  • Ecobags com o nome dos noivos ou data do casamento sustentável.
  • A própria decoração dos centros de mesa, como garrafas, flores, vasos, etc.
  • Suculentas ou cactos.
  • Livros.

Casamento Sustentável

Leve a sustentabilidade para a vida!

Embora a ideia de fazer um casamento sustentável seja muito legal, lembre-se que ela não deve ser só em um dia, mas para a vida toda!

Reduza, reutilize e recicle os materiais do seu dia a dia e diminua o consumo de energia elétrica e água. Assim, fazemos muito pelo nosso planeta, que nos presenteou com toda sua beleza natural.

Gostou da ideia do casamento sustentável, noivinha? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não se esqueça de deixar um recadinho aqui embaixo, viu?

Beijinhos,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário