Comprar ou alugar vestido de noiva: prós e contras

comprar ou alugar vestido

Comprar ou alugar vestido de noiva: prós e contras

Seja porque o orçamento está curto ou por ter outras prioridades, considerar os prós e contras entre comprar ou alugar o vestido é fundamental para tomar a decisão certa para você.

O que levar em consideração na hora de comprar ou alugar vestido de noiva?

Quando pensamos em casamento, a primeira coisa que vem na cabeça é o vestido de noiva. Conforme o grande dia vai se aproximando, é natural se perguntar: comprar ou alugar?

Para tirar essa dúvida, responda as perguntas a seguir com sinceridade:

  • Você o Ama?

Garota, estamos falando do vestido, kkkk. Mas papo sério agora… A primeira boa razão para comprar um vestido é amá-lo.

Bonitinho, fofo e até que é legal não servem, ok? Você merece mais do que isso e precisa ficar completamente encantada com o seu vestido antes de comprá-lo.

É um compromisso para a sua vida toda

  • Quem fez o vestido?

Sempre quis casar usando um Vera Wang, Oscar de La Renta ou um Samuel Cirnansk feito sob medida para você?

A exclusividade e individualidade do seu vestido fazem toda a diferença, além, é claro, dele sair do jeito que você quer.

Se você quer algo realmente único e especial, talvez alugar não seja a melhor opção.

  • Gosta de tradições?

Tem vestido de noiva que é herança de família e passa de geração para geração.

Quem sabe até o da sua mãe ou avó está disponível para você usar, e a ideia já deve ter passado uma ou duas vezes pela sua cabeça.

Reformar aquele antigo vestido que está na família há gerações é uma maneira especial de compartilhar o momento com quem já esteve, está e vai estar na sua vida.

  • Procura praticidade?

Se você procura praticidade, alugar é melhor do que comprar. Afinal, basta escolher o modelo perfeito na loja, levar para casa e devolver no prazo estabelecido.

Super simples… na teoria

  • Procura praticidade?

É, às vezes acontece. A hora do casório vai chegando, mas você ainda não conseguiu encontrar AQUELE vestido.

O jeito é alugar, né? Ou vai deixar o seu amor esperando no altar por você?

Por mais que seja um choque pra mim, essa pode não ser uma prioridade sua.

Para algumas noivas, o vestido não é uma prioridade (e tá tudo bem). Talvez você ache que vale mais a pena investir o dinheiro em outras coisas, como a lua-de-mel.

A lembrança de como você estava linda no seu grande dia pode ficar registrada no seu vídeo de casamento. Assim, não precisa ficar juntando poeira no seu closet.

Comprar ou alugar vestido de noiva: prós e contras de ter o seu próprio vestido

No Japão, por exemplo, grande parte das mulheres prefere alugar seu vestido de noiva. De acordo com um artigo do Business Insider, o motivo é simples: porque a cerimônia é muito importante.

Ué Cris, isso parece contraditório…

Eu sei, mas pensa bem… Seu casamento é um dia muito especial e você quer ter o melhor, certo? O problema é que isso nem sempre cabe no orçamento.

Para não ter que abrir mão de outros itens e ainda conseguir ter “O VESTIDO”, às vezes vale mais a pena alugar.

Se você precisa de ajuda para manter o controle sobre outros gastos do casamento, sugiro que leia o meu artigo Planilha de custo casamento: um guia completo para organizar as finanças.

Além de dicas incríveis para ajudá-la neste momento tão importante da sua vida, você também encontra o download gratuito da nossa planilha de custo de casamento.

Por outro lado, comprar seu vestido de noiva tem uma série de benefícios. Dá uma olhadinha:

Vantagens de comprar o vestido de noiva

1 – Você tem mais opções de escolha

As lojas de vestido destinadas à compra costumam ter mais opções do que as que alugam. O catálogo é renovado frequentemente, mantendo desde os clássicos queridinhos das noivas até aqueles em sintonia com as tendências do momento.

Se você não gostar dos modelos que viu em uma loja, pode visitar outras até encontrar o que te fará dizer SIM!

2 – Você pode fazer quantas alterações quiser

Como minha avó diria, “pagou é seu”. Se quiser encurtar, pintar de roxo, encher de pérolas… Fique à vontade. Essa é uma liberdade que o vestido alugado não te dá.

Só lembre de conversar com o designer ou costureira do vestido antes, a opinião deles tem um peso importante.

3 – Ele vai ser só seu

Todo mundo sabe que a noiva tem de ser tratada com carinho durante o processo de organizar o casamento.

Isso pode incluir alguns itens que são exigências para você. Como estamos falando do provável dia mais importante da sua vida até esse momento, essa escolha é mais que compreensível.

Então se você quer exclusividade, talvez comprar seja a sua melhor opção.

Desvantagens de comprar o vestido de noiva

1 – É mais caro

Pode ser exatamente do seu tamanho e permitir que você ajuste quantas vezes quiser ou precisar, mas comprar o seu vestido de noiva pode sair bem mais caro.

Tenha em mente suas prioridades.

2 – Tempo

Caso o match in heaven não aconteça na loja de vestidos e você decida fazer algo sob medida, o tempo de confecção tem de estar de acordo com o seu planejamento.1

Chegar no grande dia atrasada porque o vestido ainda estava na costura não é uma opção. Não mesmo! Converse com o profissional e tenha certeza que tudo estará nos conformes alguns meses antes.

Falando em organização você já baixou o nosso checklist de casamento? Nele descrevemos passo a passo para chegar ao grande dia sem stress e sem surpresas.

3 – Não era bem assim que eu queria

Uma real possibilidade é que o profissional que vai fazer o vestido acabe… como posso dizer… errando a mão.

Além de toda a frustração de esperar algo maravilhoso e receber algo que não chega nas suas expectativas, o seu custo também será dobrado.

Muitos profissionais têm limites de alterações e ajustes. Após o projeto sair do papel e você não amá-lo, é uma situação chata onde um simples ajuste de bainha não vai resolver.

Vantagens de alugar um vestido de noiva

Alugar um vestido de casamento é a melhor opção para uma noiva com um orçamento apertado, ou que deu a sorte de achar o parceiro ideal sem muitos problemas.

Se você está preocupada com os cuidados, já pode tirar essa pulguinha atrás da orelha…

Os vestidos de casamento em lojas especializadas em aluguel são armazenados e higienizados adequadamente para que permaneçam tão bons quanto novos.

1 – É mais barato

Alugar seu vestido de noiva é uma maneira excelente de conseguir usar um modelo DAQUELE designer incrível, sem gastar muito ou comprometer o seu orçamento.

Mais uma vez eu falo, conheça as suas prioridades.

2 – Lugar para guardar vai ser um problema

A gente já sabe que o dia do seu casamento é muito especial e… Só acontece uma vez. Seja sincera: quais são as chances de você usar o vestido novamente?

Desvantagens de alugar um vestido de noiva

Comprar ou alugar vestido de noiva já é um desafio, mas tomar essa decisão com opções limitadas é ainda mais difícil…

Antes de bater o martelo, considere as seguintes desvantagens de alugar seu vestido de noiva.

1 – Custos de responsabilidade

Muitas lojas exigem um depósito caução para cobrir eventuais danos à peça.

Geralmente, o valor é devolvido após a verificação das condições de retorno do vestido. Essa é uma garantia comum, que evita que o locador saia no prejuízo.

Caso algo muito grave aconteça com o vestido tornando-o inútil para futuros aluguéis ou excedendo o valor do depósito, você pode ser forçada a comprá-lo.

Informação muito importante para cerimônias realizadas ao ar livre.

Pense se o ambiente vai oferecer esses riscos, senão um custo depois do casamento vai ser chato, né?

2 – Ajustes não são permitidos (ou são limitados)

Emagreceu antes do casamento e precisa fazer ajustes no seu vestido de noiva? Algumas lojas podem até fazê-los, mas provavelmente serão limitados.

Além disso, é quase impossível dar um toque personalizado.

3 – Você tem pouco tempo com o vestido

Ao alugar o vestido de noiva, você o recebe em até uma semana antes do casório. Você até pode estender o prazo de devolução do vestido, mas a maior parte das lojas pede que você o entregue no dia seguinte.

Também há menos tempo para fazer ajustes – isso se eles forem permitidos, como já comentei contigo!

O pulo do gato aqui é pegar tudo o que eu falei e fazer uma listinha de prós e contras. Afinal, nem toda noiva sabe exatamente como quer o vestido.

Compartilhe este artigo com as madrinhas do seu casamento e converse com elas sobre isso. Garanto que vai ser um papo produtivo.

Bjosss,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário