Você sabe qual a origem da palavra casamento?

origem da palavra casamento

Você sabe qual a origem da palavra casamento?

A gente fala muito em casamento aqui no blog, né? É até de se esperar, já que esse é o nosso objetivo 😂 Mas você sabia que a própria palavra casamento tem uma origem super legal? Vamos descobrir então a origem da palavra casamento?

Assim como grande parte das palavras da língua portuguesa, a palavra casamento vem do latim casamentum, que deriva de casa, ou seja, uma habitação instalada.

Por muito tempo era considerado que um casal só teria uma boa união a partir do momento que tivessem sua propriedade, para que assim evitassem confusão com suas famílias.

Contexto

Assim como a língua vai se expandindo e com ela a cultura, a origem da palavra casamento também pode ser considerada como alterada. Tudo isso, é claro, dependendo do contexto de diversidade cultural, religiosa e sexual do local onde vivemos.

Assim como no Brasil o casamento pode ter um significado, ele pode ter um completamente diferente em outro país.

Um conceito mais amplo e moderno do casamento seria considerar também a união estável.

União Estável

A união estável é um contrato firmado entre duas pessoas que vivem em uma relação de convivência duradoura e estabilizada, que possuem o propósito de firmarem um núcleo familiar.

Ela é um direito garantido a todos os cidadãos, independente da orientação sexual.

Morando juntos

Ainda que não seja uma relação legal ou religiosa, muitas pessoas consideram casais que moram junto um casal casado.

O conceito de casamento depende do contexto, mas a verdade é uma só: pessoas que decidiram dividir o mesmo teto, que constituem uma relação de afeto e amor! ❤

Quem casa quer casa!

Uma casa não é apenas um conjunto de paredes, delimitando um espaço. Ao longo dos tempos a palavra casa foi ganhando cada vez mais um significado mais abstrato.

No inglês, é comum a diferenciação entre os termos “house” e “home”, um significando o ambiente propriamente dito e o outro o lar, associado à família e aos entes queridos.

O casamento é visto como um contrato onde se firma um compromisso, seja feita uma cerimônia religiosa para acompanhá-lo ou não. Um casal que decide juntar-se para viver na mesma casa decide compartilhar seus interesses, atividades e responsabilidades, assim vivendo o amor que prometeram um ao outro! ❤

O vínculo que se cria entre o casamento e a casa expressa toda essa intimidade e privacidade que imaginamos ao pensar na origem da palavra casamento!

E você, noivinha, o que achou da origem da palavra casamento? Qual é o significado de casamento para você? Responda nos comentários!

Beijocas,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário