Tradições brasileiras no casamento: curiosidades sobre noivado, cerimônia e festa

Tradições brasileiras no casamento: curiosidades sobre noivado, cerimônia e festa

Tradições brasileiras no casamento… você já parou para pensar nas coisas que consideramos normais, mas só acontecem aqui no Brasil?

Pois é! Os costumes nos casamentos mudam bastante de acordo com a região onde acontecem e dá para descobrir muita coisa nova com isso.

A gente vive buscando inspiração no mundo afora, mas que tal dar uma olhada no que a gente tem de melhor quando o assunto é casamento?

Hoje eu separei algumas das tradições brasileiras no casamento que fazem as nossas cerimônias únicas e especiais, do jeitinho que amamos!

Vamos lá?

Tradições brasileiras no casamento e gastronomia: uma relação de amor com os bem-casados

Impossível não gostar de bem-casado, né? Os docinhos símbolos de uma união que acabou de se formar encantam a todos (inclusive quem vem de fora!) e são indispensáveis para um típico casamento brasileiro.

Enquanto nos Estados Unidos o comum é o macaron, nós usamos o melhor da culinária e da criatividade do Brasil para enfeitar a mesa e adocicar o paladar dos convidados com essa delícia!

Alianças de noivado fazem parte das tradições brasileiras no casamento?

Nas terras gringas, é normal que só a noiva utilize anel de noivado. Depois do casamento, a aliança continua sendo usada na mesma mão. Aqui no Brasil não tem essa divisão, e as tradições brasileiras no casamento faz o anel mudar da mão direita para a esquerda (onde supostamente fica a veia que liga ao coração).

Como são as madrinhas e padrinhos nas tradições brasileiras de casamento

Diferente do casamento norte-americano, não separamos o altar entre madrinhas e padrinhos. Ao invés disso são formados casais com os “groomsmen” e as “bridemaids” para darem suporte ao casal protagonista.

Quando o assunto é o traje das madrinhas e dos padrinhos, nós honramos as tradições brasileiras no casamento e abusamos das cores.

No exterior, é comum que as madrinhas usem não só a mesma cor de vestido, como também o mesmo corte. E tudo isso é determinado pela noiva.

Isso não é diferente com os padrinhos, que devem usar o mesmo tipo de terno e obedecer uma paleta de cores. Ou seja, eles perdem a chance de brincar com diferentes cores e ter um altar colorido. Fica tão lindo, né? ❤

Chinelo para as convidadas e samba? Isso com certeza faz parte das tradições brasileiras no casamento!

Antes de falar dessas coisas que só acontecem no Brasil, você já parou para pensar na música que toca nos casamentos aqui? É muito difícil encontrar uma cerimônia que não toque música popular!

Afinal, é o ritmo mais tocado no território nacional e não dá para ficar de fora da festa. Até porque a gente adora um sambinha, kkkk.

Lá fora o gingado é outro: é comum que os noivos contratem bandas para tocar músicas clássicas e, às vezes, um pouco mais modernas.

Mas falando sério agora… Quem aí já foi num casamento e ganhou chinelos? Brasileiro gosta é de praticidade e ninguém quer ficar com o pé doendo na pista de dança.

Sapatos chiques e saltos altos dão lugar à conveniência. Além de ser a cara do Brasil, o bom e velho chinelo deixa os pés das convidadas 200% mais à vontade para dançar a noite toda!

Chuva de arroz é uma das tradições brasileiras no casamento?

Ok, essa a gente pegou emprestado dos chineses e dos hindus, mas ainda assim é tão lindo! 😍 E acontece muito mais no Brasil do que em outros lugares.

Tudo bem que se for católico algumas igrejas podem não deixar os convidados jogarem arroz na saída dos noivos, mas com a nossa criatividade e jeitinho brasileiro temos maneiras de substituir o arroz por várias outras coisas (pétalas, balões, confetes, fogos…).

E aí, o que você achou dessas tradições brasileiras no casamento? Alguns costumes mudam de região para região e eu estou curiosa para saber quais são os seus.

Não deixe também de registrar as suas tradições no seu casamento…. Me manda uma mensagem para conversar sobre seu vídeo de casamento. ❤

Nenhum comentário

Adicione um comentário