Buquê DIY: Flores de origami

Buquê DIY: Flores de origami

Uma decoração DIY de casamento é extremamente linda! Ela pode ser para as mesas da recepção, para as paredes, os presentinhos dos convidados, ou que tal para o buquê da noiva? Esse buquê DIY é feito inteirinho com origamis e fica divino!

Nós já te ensinamos a fazer decoração com tsurus, outro tipo de origami lindo com uma história muito emocionante por trás. Hoje, saiba mais sobre essas lindas flores, chamadas no Japão de kusudamas.

A origem dos kusudamas

Em japonês Kusu (remédio) e Dama (bola) é um origami modular, que na antiguidade no Japão era usado para remédios ou ervas aromáticas, colocadas dentro da flor.

Além de elementos decorativos, os kusudamas também são associados a eventos comemorativos, como o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas). Esse festival acontece em São Paulo anualmente em julho, no bairro da Liberdade. Dá pra ir conferir, hein?

Além dos festivais, são usados também para eventos como formaturas, casamentos, etc.

A província de Miyagi, no Japão, é famosa pela criação de lindos kusudamas, feitos por Kengoro Mori, um comerciante da cidade que se inspirou nas dálias de seu jardim para confeccionar os origamis. Eles fizeram tanto sucesso que toda a região adotou a ideia!

Hoje, os kusudamas não são mais usados para fins medicinais, mas ainda há alguns dobradores que colocam dentro de seus origamis cânforas ou essências.

Como fazer um lindo buquê DIY para o seu casamento

Não é linda a história dos kusudamas? O Japão é um país com uma cultura e história muito ricas, não é? Então que tal aproveitar esse momento para criar um lindo buquê DIY, utilizando esses origamis de flores?

O que você vai precisar:

  • Papel (qualquer papel quadrado serve, mas você encontra em papelarias e lojas de artesanato papéis específicos para fazer origami)
  • Palitos de madeira
  • Cola de artesanato
  • Clipes de papel
  • Uma bola de espuma

Mãos à obra!

1 – Comece com um quadrado de papel…

Buquê DIY

… e caso os dois lados não possuam a mesma cor, vire o lado branco para cima!

buquê DIY

2 – Dobre de canto a canto e marque a dobra com firmeza.

buquê DIY

3. Com a extremidade aberta de costas para você, pegue os dois cantos inferiores do “triângulo” e leve-os até o ponto central superior, criando um formato de “diamante”.

buquê DIY

4. Dobre as bordas centrais (ambos os lados do papel que se encontram no meio do losango) ao meio para encontrar as bordas externas, criando pontos que se projetam do diamante para os lados direito e esquerdo.

buquê DIY

buquê DIY

5. Abra completamente essas dobras e “aperte” na dobra do meio para achatar o que agora deve parecer com dois diamantes desajeitados em cima de seu diamante quadrado.

buquê DIY

buquê DIY

buquê DIY

6. Traga os pontos de cima de seus diamantes externos para dentro de sua dobra e dobre até que esteja nivelado com o restante de seu papel.

buquê DIY

buquê DIY

7. Dobre as bordas externas de volta para si mesmas.

buquê DIY

buquê DIY

buquê DIY

8. Agora você deve ser capaz de juntar as dobras das bordas para encontrar uma a outra no meio, criando um laço de papel, que você descobrirá em breve, que parece uma pétala de flor.

buquê DIY

Coloque uma linha de cola em uma das dobras internas e, em seguida, prenda com um clipe enquanto seca.

buquê DIY

buquê DIY

buquê DIY

buquê DIY

Esta é uma das cinco pétalas que você precisa para sua flor! Repita os passos 1-8 para criar as outras quatro pétalas.

buquê DIY

9. Aperte uma linha de cola ao longo da borda interna de uma das suas pétalas e cole-a em outra pétala, colocando-as delicadamente sobre a mesa para secar e permitindo que se apoiem juntas. Faça isso com quatro das suas pétalas.

buquê DIY

10. Assim que estiverem secas, você deve colar quatro pétalas, usando clipes para segurar. Assim que você já tiver algumas pétalas juntas e semi-secas, você deve passar um pouco de cola no centro de todas elas e adicionar um palito de madeira. Assim que todas elas estiverem juntas, você terá uma flor!

buquê DIY

Buquê DIY

Buquê DIY

Buquê DIY

Buquê DIY

A partir daí você pode ir colocando as flores na bola de espuma, ou até mesmo colocá-las em um vaso!

Buquê DIY

Buquê DIY

E está pronto o seu buquê DIY feito de origamis! Não ficou lindo? Se você gostou dessa ideia, deixe um comentário pra gente contando!

Bjss,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário