Os prós e contras de um casamento DIY

Casamento DIY

Os prós e contras de um casamento DIY

Todas nós adoramos o Pinterest (se você não conhece, precisa!). Basta um homem de joelhos na nossa frente para corrermos para o site e começarmos a sonhar com o tão sonhado dia. Fazer um casamento DIY parece simples quando vemos todas aquelas ideias.

Mas não se engane. Um casamento DIY é muito trabalhoso. Para as noivinhas que decidiram economizar e colocar a mão na massa, pesar os prós e contras dessa decisão é muito importante.

Por isso eu fiz essa listinha para te ajudar a pensar bastante sobre o assunto antes de tomar uma decisão comprometedora.

Os prós de um casamento DIY

Você vai poder economizar bastante

E quando eu digo bastante, eu quero dizer bastaaaaante!

Principalmente quando falamos em decoração de casamento, os preços são absurdos. Qualquer decoraçãozinha de mesa com flores ou velas são muito caras, mas também são coisas que você pode fazer em casa tranquilamente.

Se decidir colocar a mão na massa com a decoração, sair por aí catando flores ou fazer velas coloridas não tem nada de mais. Aliás, eu simplesmente adoro ir a um casamento onde vejo que tudo foi milimetricamente pensado para representar exatamente quem os noivos são.

Tudo do jeitinho que você quer

Calma lá, garota, não vai sair por aí virando a noivazilla só porque você quer as coisas do seu jeito. O que eu quero dizer é que tendo um casamento DIY as possibilidades de você olhar o seu casamento e pensar “é exatamente assim que eu sonhei!” são bem grandes.

Se você sempre quis um casamento todo roxo, ou flores pretas, ou até mesmo aquela máquina de escrever antiga do seu avô, quem vai dizer não? Faça o que você quiser e o que achar que mais combina com você e com o seu noivo.

Afinal, é um dia que vai ficar para sempre na sua memória e das pessoas que você mais ama.

Fortalecendo o laço

Se tem algo que fortalece uma relação é assumir um mesmo projeto juntos. Claro, tomar essa decisão pode ter alguns estresses, mas não há nada como chegar em casa de noite e sentar com seu noivo, família e amigos para criar decorações DIY.

Passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama é o significado do casamento, afinal. Por isso, se você decidir fazer um casamento com suas próprias mãos, saiba que vai poder passar muito tempo com seus amados e fortalecer esses laços.

Aquele orgulho de ter conseguido fazer tudo isso

Considerar fazer um casamento DIY é uma responsabilidade enorme, além de um trabalho enorme. Com certeza não é algo fácil e assumir tudo isso para si é algo que nem todo mundo conseguiria.

Por isso mesmo ao final do seu casamento, imagine poder olhar ao seu redor e sentir aquele orgulho de ter conseguido! Você fez isso mesmo. E tudo que você vê tem um quê seu ou das pessoas que te ajudaram.

Os contras de um casamento DIY

Ele pode ser bem estressante

É claro que muitas pessoas vão te dizer para maneirar, mas quando se trata de um casamento, isso é quase impossível. Se decidir por um casamento DIY, é possível que você tenha alguns estresses no meio do caminho.

Por isso pense bem se você realmente quer assumir essa responsabilidade, especialmente se você já tiver um trabalho bastante estressante no dia a dia. Ter mais um elemento desses na sua vida talvez não seja a melhor opção para o momento.

Lembre-se também que seu noivo estará observando tudo isso. Chorar de nervosismo cheia de glitter no cabelo pode ser engraçado mais tarde, mas acaba sendo mais um item estressante durante o planejamento.

Descontar nas pessoas é uma possibilidade

Ninguém quer se tornar uma noivazilla, mas quando você decide por um casamento DIY, isso pode acontecer. Especialmente quando muitas pessoas decidem ajudar com as decorações, você pode acabar se irritando se as coisas não saírem exatamente do jeito que você queria

Outro ponto importante é que nada pode te preparar para esses momentos. Você pode ser uma noiva muito tranquila, mas a organização de um casamento é estressante e demanda muito do seu tempo, fazendo com que seja um pouco difícil não ficar nervosa.

Na semana antecedente ao casamento é quando a maior parte do planejamento precisa estar pronto ou sendo finalizado. É um momento importante para você descansar e relaxar, deixando tudo na mão de outras pessoas, mas se você decidir por um casamento DIY, talvez você não tenha esse tempo.

O lado físico

Especialmente se você não tem o costume de fazer coisas artesanais, suas mãos vão sofrer um pouquinho. Ou talvez bastante.

Para colocar a mão na massa, queimaduras, furos ou calos podem e muito provavelmente vão acontecer. Para ver suas unhas bem feitas, talvez só no grande dia. Antes disso é praticamente impossível.

Além das mãos, o cansaço fará parte da sua rotina. O esforço corporal é enorme, especialmente quando ambos os noivos trabalham fora e precisam demandar tempo extra para fazer as decorações.

Algumas dicas

Se depois de analisar os prós e contras você decidir por fazer um casamento DIY, é importante analisar algumas coisas que podem te ajudar durante esse processo.

Considere uma organizadora de casamento

Mesmo você fazendo todos os trabalhos artesanais das decorações, você não pode (e nem deveria) se preocupar com a organização.

Fale a verdade, você realmente quer ficar se preocupando com todos aqueles mínimos detalhes da festa?

Uma organizadora de casamento cuida de todos esses detalhes para você. Assim você não precisa ficar passando nervoso sem necessidade, especialmente no dia em que você deveria estar relaxando e curtindo a sua festa.

Saiba os seus limites

Você não quer criar cabelos brancos por conta do seu casamento. Lembre-se que, ainda que seja muito importante, é só uma festa. Curta um pouco, relaxe e não se estresse demais.

Cuidar de você faz parte do seu trabalho como noiva, mulher e pessoa. Todos nós deveríamos nos lembrar disso.

Não faça a comida

É sério, não importa o quão deliciosos são os seus bolos ou docinhos, contrate alguém para fazer isso por você.

A comida do seu casamento precisa estar fresca, ou seja, ser feita em, no máximo, um dia antes. Você realmente quer passar o seu dia de noiva enrolando brigadeiro?

Não peça para o seu tio tirar as fotos

As recordações do seu casamento são a parte que vão ficar depois de todo o estresse. Pense na alegria de receber as suas fotos depois da lua de mel. Sentar com o seu amor para vê-las e se emocionar novamente com tudo!

Ainda que você conheça alguém que tenha uma câmera muito boa, não peça para que essa pessoa tire as suas fotografias. Contrate um profissional para fazer essa parte. Você não vai se arrepender.

E aí, noivinha? Decidiu fazer um casamento DIY ou prefere contratar todo o serviço? Conta pra mim nos comentários, ou mande uma sugestão. Adoro saber de vocês 😍

Beijinhos,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário