Dicas para conseguir fotos incríveis no seu casamento

Fotos de casamento

Dicas para conseguir fotos incríveis no seu casamento

Toda noiva já passou horas e horas a fio olhando fotos de casamento, não é verdade? Entre várias fotos de mulheres de branco, mães emocionadas e daminhas jogando flores há sempre aquelas fotos que mexem conosco.

Seja pelo estilo do fotógrafo, da sorte do momento ou da beleza do casal, a verdade é que a fotografia é uma arte que há muito encanta diversas pessoas pelo mundo.

Para que seu dia especial renda fotografias dignas de fazer escapar algumas lágrimas, existem algumas dicas que você pode seguir para auxiliar seu fotógrafo e deixar as fotos do seu casamento incríveis!

O básico da fotografia

Para entender o que exatamente um fotógrafo faz e do que ele precisa, você deve entender o básico da fotografia. Existem alguns conceitos importantes para que você entenda melhor como essa arte funciona. São eles:

  • ISO
  • Abertura de diafragma
  • Velocidade do obturador

ISO

O ISO regula a sensibilidade do sensor da câmera à luz, ou seja, a quantidade de luz que ele vai receber. Quanto maior for o número ISO, mais luz vai atingir o sensor e mais clara a foto vai ficar.

Abertura de diafragma

A abertura está relacionada com a luminosidade da sua fotografia. É ela quem controla quanta luz passará pela sua lente. Assim sendo, quanto maior a abertura, maior quantidade de luz entra.

O segredo para o fundo da foto desfocar é a abertura. Quanto maior for ela, mais desfocado ficará o fundo.

Velocidade do obturador

A velocidade do obturador é o que faz possível congelar o que está sendo fotografado, ou seja, o tempo que sua câmera leva para tirar a foto. Dependendo da velocidade, um objeto pode ser congelado ou dar a sensação de que está se mexendo.

Quanto menor o tempo de exposição mais tempo a câmera levará para clicar, fazendo com que o assunto fique borrado. Quanto maior o tempo, menos a câmera levará para clicar, fazendo o assunto ficar congelado.

Dicas para conseguir fotos incríveis

Ótimo, agora você sabe o básico da fotografia, e agora?
A primeira coisa que você deve responder é: você confia no seu fotógrafo? Se sim, relaxe! Se não, por que?

Escolha um fotógrafo com boas indicações e um bom portfólio, mas, principalmente, um fotógrafo que te deixe tranquila. Tirar dúvidas com ele, mostrar referências, explicar sobre sua família e sobre vocês é indispensável.

Se ainda assim você não se sentir segura quanto ao fotógrafo, repense. Afinal, você não quer casar com uma pulga atrás da orelha e ficar a festa toda preocupada se ele está fazendo um bom trabalho, não é?

A iluminação

Não se engane! Não é porque podemos mexer na câmera e alterar ISO, abertura e velocidade que isso signifique que a iluminação do local pode estar de qualquer jeito. Afinal, fotografia é luz!

Luzes muito fortes, muito fracas ou mal posicionadas podem arruinar uma foto ao colocar muita sombra sobre um rosto, por exemplo. Portanto, verifique se o local está bem iluminado, principalmente se for um local fechado e de noite.

Cuidado com as luzes coloridas. Elas podem colocar uma cor estranha no rosto de alguém e acabar deixando a pessoa parecendo um alien na foto. Ninguém quer parecer um ET, não é?

Dia x noite

Ainda falando de iluminação, definir se o seu casamento será noturno ou diurno é importante, especialmente para definir que tipo de fotos você espera.

Por definição, a luz natural do dia é mais fácil para conseguir fotografias sem que seja preciso mexer muito na câmera.

Tenha cuidado se for casar ao ar livre. Cerimônias que acontecem muito cedo da tarde podem acabar tendo uma incidência solar muito forte e dificultando o trabalho do fotógrafo. Além do mais, seus convidados podem se incomodar com a luz e o calor intensos.

Um bom horário é a partir das 16 horas. O sol é mais ameno e a luz natural não muito forte, deixando as fotos mais bonitas. Além do mais, é possível que o sol se ponha no meio da cerimônia, fazendo com que as fotos tenham aquele brilho dourado maravilhoso.

Se ainda assim você preferir casar de noite, tenha em mente que não há luz natural, então certifique-se de que o local será bem iluminado.

Se tiver dúvidas, converse com seu fotógrafo e até mostre o local para ele. Assim ele já fica sabendo o que precisará fazer no dia para conseguir os melhores cliques.

Não faça tudo sozinha

Muitas vezes o fotógrafo precisará tirar fotos da família inteira ou com muitas pessoas e ele não conhece – e nem tem a obrigação de saber! – as dinâmicas da sua família.

Para garantir que ele não coloque um casal divorciado junto, por exemplo, é bom que você tenha alguém para coordenar esses momentos. Não faça sozinha! Você deve aproveitar a festa sem se estressar com esses detalhes.

Essa pessoa designada deverá chamar as pessoas para a foto, além de auxiliar o fotógrafo com quem deve ficar ao lado de quem. O ideal é alguém da sua família, ou alguém que conheça vocês muito bem.

As fotos essenciais

Informe seu fotógrafo sobre as fotos essenciais – e as pessoas também! Se para você uma foto com sua avó é essencial, fale isso. Assim você garante que todas as pessoas especiais terão um lugar no seu álbum de casamento.

Outra coisa importante é não exagerar na expectativa. É legal mostrar referências para o seu fotógrafo, mas não o encha de recomendações.

Se ele não tiver liberdade para criar e capturar os momentos conforme eles vão acontecendo, é possível que seu álbum acabe parecendo ensaiado.

Não tente controlar tudo

Imprevistos acontecem, e saber lidar com eles com classe e elegância é o que não deixará sua festa ser arruinada por eles.

Por isso não fique desesperada com crianças chorando na hora da foto, o padrinho que sujou o terno ou se começar a chover um pouco. Se ficar tensa demais, é muito provável que isso apareça nas suas fotos.

Aja com naturalidade. Além de não tentar controlar o que acontece ao seu redor, não tente forçar um sorriso ou ensaiar poses. As fotos mais lindas são aquelas naturais, ou pegas de surpresa.

Se divirta

Por fim, para que seu álbum de casamento contenha fotos incríveis, se divirta! A festa foi feita para celebrar o amor e seu compromisso com seu noivo.

Aproveite esse tempo para passar com sua família e amigos e, principalmente, para estar apaixonada. É o momento perfeito para dançar, abraçar e beijar. Basicamente, quanto mais você conseguir esquecer as câmeras ao seu redor, mais incríveis essas fotos ficarão.

Espero ter ajudado você a entender como conseguir fotos incríveis no seu casamento. Mas nem pense em ter a mesma equipe para tirar fotos e fazer a filmagem, como já explicamos aqui.

Se precisar de uma equipe de filmagem com ótimas recomendações e um compromisso único com o seu casamento, já sabe quem chamar. Nós aqui da Santo estamos sempre prontos para receber seu contato.

Marca um cafézinho com a gente! 😉

Beijoss,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário