Tsurus no casamento: veja ideias dessa linda decoração DIY

Decoração DIY

Tsurus no casamento: veja ideias dessa linda decoração DIY

Você já ouviu falar nos tsurus? A lenda desses origamis permeia por todo o Japão e já há bastante tempo tem se espalhado por todo o mundo. Além de ser uma linda lenda pelo seu significado, também pode ser usado para fazer uma linda decoração DIY no seu casamento.

O origami é uma arte tradicional japonesa de dobrar papel e criar representações de animais ou objetos, utilizando apenas as formas geométricas criadas, sem cortar ou colar.

Essa arte é praticada desde 1603, no Japão. As instruções dos origamis não eram escritas, mas passadas oralmente de geração em geração.

A lenda dos tsurus

Segundo a crença japonesa, os tsurus eram os pássaros que acompanhavam os monges eremitas no alto das montanhas para meditar. Acreditava-se que esses anciãos possuíam poderes sobrenaturais que retardavam seu envelhecimento.

Com o tempo, essas aves foram relacionadas à crença mística dos poderes dos monges. Sendo consideradas talismãs de poder, os tsurus ganharam o título de “pássaro da longevidade”.

Esses pássaros de plumagem branca estão entre os mais bonitos do mundo. Ainda que existam mais de 15 espécies espalhados pelo planeta, o mais majestoso é o grou japonês, muito comum no leste asiático.

Essa espécie possui penas brancas e uma coroa vermelha no topo da cabeça, podendo chegar a até cinco metros de altura e seis de envergadura, ficando entre uma das aves mais raras do mundo.

Tristemente, estima-se que no Japão restam apenas 1000 pássaros da sua espécie.

Os origamis

Desde sempre os tsurus inspiraram muitas crenças e lendas e a partir delas, inspiraram também a arte. Uma das formas mais conhecidas no mundo é o origami. O tsuru é considerado por muitos o símbolo desta tradicional arte japonesa.

No Japão, diz-se ser muito comum encontrar pedaços de barbante amarrados com vários tsurus de papel, pendurados no teto para distrair os bebês. Além do mais, muitos eram deixados nos templos para pedir por proteção.

A lenda dos tsurus diz que, ao fazer mil desses origamis, a pessoa terá o seu desejo realizado pelos deuses. É por essa crença que é comum os enfermos receberem tsurus de presente no Japão.

Decoração DIY com tsurus

Inspirada pela linda história dos tsurus, por que não utilizá-los no seu casamento? Eles são uma fácil decoração DIY que não precisa de nada mais do que papel para ser feita.

Além do mais, qual o problema em fazer 1000 tsurus e receber uma benção dos deuses? Não custa nada tentar, né?

Para fazer os tsurus, você precisa basicamente de um papel quadrado. O tamanho do seu origami vai depender do tamanho do seu papel, por isso faça testes com vários tamanhos para descobrir qual o melhor para você.

Caso queira, pode fazer uma decoração com tamanhos diferentes de tsurus, além de cores diferentes. A criatividade fica por sua conta!

Como fazer um tsuru

Como já dissemos antes, para fazer um tsuru não é preciso muito, além de um pedaço quadrado de papel (e muita paciência). É normal ser um pouco difícil no começo, mas não desanime!

Fica mais fácil com a prática. Vamos ao passo a passo?

  • Corte um quadrado de 15 cm (ou o tamanho que você quiser), no papel dupla face da cor de sua preferência. Vire-o, colocando o lado sem cor para cima e na diagonal (forma de losângulo). Dobre-o ao meio de forma que as pontas se encontrem. Passe as mãos várias vezes sobre a dobra de forma que ela fique bem marcada;
  • Repare que o losângulo, depois de dobrado, assumiu a forma de um triângulo. Inverta a sua posição, colocando a base para cima e o bico para baixo. Pegue a lateral da base e una-a a outra lateral da base. Bico com bico e marque bem as dobras. Novamente formamos um triângulo só que desta vez, de tamanho menor;
  • Repare que o losângulo, depois de dobrado, assumiu a forma de um triângulo. Inverta a sua posição, colocando a base para cima e o bico para baixo. Pegue a lateral da base e una-a a outra lateral da base. Bico com bico e marque bem as dobras. Novamente formamos um triângulo só que desta vez, de tamanho menor;
  • Agora, vire o trabalho e repita este último passo no bico que sobrou. Repare que agora temos novamente um losângulo. Passe as unhas várias vezes sobre as dobras do losângulo para que elas fiquem bem marcadas;
  • Perceba que o losango formado possui um bico de pontas soltas. Cuide para que estas pontas fiquem no sentido “para baixo”, ou seja, sentido inferior da base. Agora, pegue o primeiro bico da lateral e dobre-o até a metade do losângulo. Marque bem a dobra feita. Faça o mesmo com a ponta lateral do outro lado;
  • Agora, pegue o bico superior do losango, formado sobre estas últimas duas dobraduras, e dobre-o sobre o trabalho. Marque bem a última dobra, passando as unhas sobre ela e depois levante-a, fazendo com que volte ao seu estado anterior;
  • Abra, também, as duas últimas dobraduras, voltando o losângulo ao que era antes;
  • Repare, com muita atenção, que ao desfazermos esses últimos passos, criamos a marca de um triângulo invertido dentro do próprio losângulo. Você deverá, agora, pegar a ponta inferior do losango, desunindo-a das outras pontas, e levantá-la até a marca feita na parte superior.
  • Depois de levantar a ponta, pegue o bico lateral da parte levantada e dobre-o até a metade do trabalho, seguindo as marcas deixadas pelos passos anteriores. Vá passando os dedos lentamente sobre as marcas, ajeitando o papel. Faça o mesmo com o bico da outra lateral;
  • Vire o trabalho. Repare que o losango possui uma marca central. Dobre os bicos laterais até se encontrarem nesta marca. Não se esqueça de passar as unhas várias vezes sobre as dobras, marcando-as bem;
  • Novamente, pegue o pequeno triângulo central e dobre-o sobre o trabalho. Passe as unhas várias vezes, marcando a dobradura. Levante o pequeno triângulo. Volte as últimas laterais dobradas para os seus lugares. Repare novamente que apareceu a marca de um triângulo dentro do losângulo.
  • Novamente, levante o bico do losângulo (somente a parte de cima) até onde a marca permite e dobre as laterais até o meio do trabalho (conforme feito anteriormente). Ajeite o trabalho passando levemente os dedos sobre as dobras;
  • Formamos, novamente, um losângulo. Agora, pegue o bico lateral do losângulo e dobre-o, levando junto toda a parte inferior) até o meio do trabalho. Marque bem a dobradura e faça o mesmo com a outra ponta; Vire o trabalho e dobre as pontas laterais.
  • Agora, você deverá unir as duas laterais do losângulo. Repare que ao unir as duas laterais, continuamos com o mesmo desenho anterior, porém sem recortes no losango central. Vire e faça o mesmo com as laterais do outro lado;
  • Pegue o bico inferior (só o de cima) e dobre-o até a marca, unindo-o com os bicos superiores. Passe a unha sobre as dobras, definindo-as. Vire o trabalho e faça o mesmo com a outra ponta inferior
  • Mais uma vez, una as laterais, dos dois lados, colocando para dentro as pontas finas;
  • Agora, segurando firmemente a base do trabalho, pegue uma das pontas escondidas no meio do trabalho e puxe-a levemente para fora, até que ela alcance a mesma posição lateral que o resto do papel;
  • Faça o mesmo com a outra ponta central, escondida no meio do trabalho. Repare que o trabalho tomou o formato de uma coroa real;
  • Escolha um dos biquinhos e dobre a sua pontinha, formando um biquinho;
  • Finalize puxando para fora os dois bicos centrais, abrindo as asas do pássaro. Está pronto o seu Tsuru!

Decoração DIY

Como usar os tsurus na sua decoração DIY?

Legal, você aprendeu a fazer os tsurus e já testou sua paciência fazendo 1000 deles. E agora? O que fazer com esses lindos e coloridos origamis?

Apesar de haver inúmeras possibilidades de decoração, nós listamos algumas ideias a seguir, uma mais L-I-N-D-A que a outra! 😍

Móbile de tsurus

Provavelmente a decoração mais comum, mas que não deixa de ser linda. O mais legal desse móbile é que você pode reutilizar mais tarde para decorar a sua casa e sempre lembrar daquele dia especial que foi o seu casamento!

Decoração DIY

Topo de bolo de tsurus

Esqueça aqueles velhos bonequinhos de topo de bolo! Use tsurus! Esses origamis podem representar aqueles passarinhos de crochê que algumas noivas adoram, além de ter todo o charme dessa arte.

decoração DIY

Teto decorado com tsurus

E que tal um teto todo repleto de tsurus? Essa decoração DIY dá a impressão de que os grous estão literalmente voando por cima de vocês e dos seus convidados. Além de lindo, até parece que estão realmente abençoando a todos ❤

decoração DIY

Lembrancinhas

As possibilidades são infinitas para utilizar os tsurus nas suas lembrancinhas! Você pode colocá-los no topo dos docinhos, como o cupcake, ou até mesmo em um ítem de decoração, como essa garrafinha linda:

decoração DIY

Árvore dos desejos

A decoração DIY de árvores é muito usada. Muitos casais utilizam árvores de arames, crochês e até mesmo junção de galhos para fazer suas decorações. Que tal usar vários tsurus para fazer uma árvore dos desejos?

Assim como na lenda, os tsurus representam a longevidade e a sorte. Uma árvore dos desejos cheia de tsurus, além de ser uma decoração muito bonita, ainda representaria exatamente aquilo que os noivos mais querem: o desejo de ter uma vida muito feliz!

Você ainda pode deixar um livro de recados, para que seus convidados deixem um desejo para o mais novo casal.

decoração DIY

Luzinhas com tsurus

As luzinhas são uma parte da decoração de casamento que cria um clima romântico no ambiente, além de fazer fotos muito lindas. Ao adicionar tsurus a essas luzinhas, o clima consegue ficar ainda mais romântico!

decoração DIY

Como você pôde ver, os tsurus conseguem ser muito versáteis e se adaptam a qualquer tipo de decoração DIY que você queira, criando um ambiente bonito e cheio de desejos a serem realizados!

E você, o que acha dessa ideia? Gostaria de decorar seu casamento com origamis? Deixe um comentário pra gente com suas sugestões e ideias!

Até a próxima!

Beijos,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário