Por que a lua de mel tem esse nome?

lua de mel

Por que a lua de mel tem esse nome?

Você já parou para pensar por que a lua de mel tem esse nome? Qual seria a história dessa viagem maravilhosa que marca o início da vida a dois?

Se a gente for parar para pensar, o nome não faz muito sentido, né? Afinal, o que é que a lua tem a ver com o mel? E por que isso teria qualquer coisa a ver com uma viagem de casados?

Vem comigo descobrir!

Qual a origem da lua de mel?

A verdade é que não se sabe exatamente a origem verdadeira da lua de mel. Vários povos celebravam o casamento bebendo hidromel, uma bebida alcoólica fermentada de água e mel, o que pode ter derivado o nome lua de mel.

Porém, justamente por terem sido tantos povos que não se sabe de quais deles nós acabamos usando o costume hoje em dia.

Babilônia

O período mais antigo de que se sabe sobre a lua de mel é o da Babilônia, há mais de 3500 anos! Nessa época, o costume era de que o pai da noiva presenteasse o noivo com hidromel durante um mês.

Naquela época, o tempo era contado de acordo com as fases da lua, de modo que o calendário lunar era de 30 dias, ou a duração de uma lua.

Assim, o pai desejava sorte e fertilidade para o casal.

Roma

Já em Roma, era a mãe da noiva que dava os presentes. Durante um mês, ela deixava um recipiente com mel no quarto dos recém-casados. O mel, além de representar a fertilidade, era também usado como um tônico e até mesmo como um creme de beleza!

Agora já sabe o que usar para ficar com a pele perfeita, né?

Também era um costume do povo romano de espalhar gotas de mel na soleira da porta do casal, para desejar felicidade.

Nórdicos

Segundo a história, Odin, o pai dos deuses nórdicos, teve como único alimento o hidromel, o que lhe deu poderes sobrenaturais. Por isso essa era uma bebida considerada mágica!

O homem e a mulher que iriam se casar bebiam o hidromel para que ganhassem a benção dos deuses para conceber filhos.

Alemanha

Durante a Idade Média, na Alemanha, o costume era de os casamentos acontecerem em noites de lua cheia. Nessa ocasião, o casal bebia hidromel, também consumindo a bebida durante os trinta dias após a cerimônia.

O desejo era trazer felicidade e a benção de gerar filhos.

Costumes mais recentes

Muitos povos tinham o costume de beber hidromel e casar na lua cheia, de certa forma dando sentido para a expressão lua de mel. Porém o significado real da palavra, ou seja, a viagem entre os casados após a cerimônia, nos remete à Inglaterra no século XIX.

Naquela época os casais não tinham permissão para ficarem sozinhos, de forma que, após o casamento, eles passavam um tempo juntos viajando, para poder finalmente desfrutar sua intimidade.

Era também costumeiro que na lua de mel os recém-casados viajassem para conhecer os parentes distantes que não puderam comparecer ao casamento.

Já nos dias de hoje é só alegria, né?! Os casais aproveitam a lua de mel para relaxar, curtir um ao outro e namorarem bastante. Afinal, nada melhor do que começar bem a vida de casados, né?

E você, noivinha? Já tinha parado para pensar na origem da lua de mel? Super legal, né? Aproveita para dar uma olhadinha nos nossos textos sobre lua de mel e se inspire! E de quebra deixe um recadinho pra gente! Adoramos saber de você!

Beijos,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário