Anel de compromisso x Anel de noivado: qual a diferença?

Anel de compromisso x Anel de noivado

Anel de compromisso x Anel de noivado: qual a diferença?

Anel de compromisso ou anel de noivado? Qual usar? Qual a diferença entre eles? Como saber em qual dedo eles vão? Calma, vamos explicar tudinho.

Em primeiro lugar, um anel de compromisso e um anel de noivado são muito diferentes. Apesar de ambos terem um significado muito profundo de promessas de amor, cada um vem em um momento diferente do seu relacionamento.

O anel de compromisso

Muitas pessoas acreditam que o anel de compromisso é simplesmente um anel usado no namoro, mas não necessariamente.

O anel de compromisso pode significar muito mais do que isso, mas tudo vai depender de qual o momento que o casal está vivendo e qual o significado que querem colocar no anel.

Normalmente um anel de compromisso é uma promessa de que um dia o casal irá se comprometer mais a sério com um casamento, mas por algum motivo específico não o fazem agora. Esse motivo pode ser dinheiro, tempo, ou até mesmo não estarem preparados ainda para isso.

Ele pode também ser usado como um símbolo do amor que um tem pelo outro, não necessariamente significando uma promessa de um futuro. Mas vamos combinar, que usar um anel simbolizando o amor pelo parceiro já é bastante compromisso, né? :p

A história do anel de compromisso

Apesar de parecer algo novo, os anéis de compromisso existem há centenas de anos. No século XVI era comum serem chamados de anéis de poesia, por terem poemas gravados em sua superfície.

Já na era Georgiana e Vitoriana, os anéis de compromisso eram chamados de acrósticos, por normalmente conterem uma pedra, como uma rubi, esmeralda, safira, etc.

A tradição de usar um anel para demonstrar lealdade e fidelidade vem de muito tempo atrás, com evidência de noivas que usavam anéis na Antiga Roma no século II antes de Cristo.

Desde aquela época existe o costume de usar o anel no quarto dedo da mão esquerda, por se acreditar que ali existe uma veia que liga ao coração.

As regrinhas de um anel de compromisso

Ainda que não seja tão sério quanto um anel de noivado, um anel de compromisso não deve ser menosprezado, ou usado por qualquer razão. Afinal, ele tem um significado de devoção e uma promessa de um futuro.

Por isso o ideal é que ele seja dado após um tempo de namoro – um ano ou mais, de preferência. Assim o casal já sabe que estão verdadeiramente comprometidos um com o outro, passando da fase de se conhecer e “ver se vai dar”.

Porém é muito importante que um anel de compromisso não se confunda com um anel de noivado, nem mesmo devem se parecer. Um anel de noivado traz a promessa de um casamento próximo, enquanto que um anel de compromisso é como um acessório bonito.

Por isso não é necessário que o anel de compromisso tenha pedras. Normalmente é feito de prata, sem grandes detalhes, mas que podem ser adicionados, caso queiram

O anel de noivado

Hmmm, agora a coisa está ficando séria!

Se antes um anel de compromisso era a promessa de um noivado que um dia virá, agora é o momento em que ele chegou! Por isso as regrinhas para esse anel são um pouquinho diferentes.

O anel de noivado no Brasil funciona de uma maneira um pouco diferente de outros lugares, como os Estados Unidos, por exemplo. Lá, o comum é que na hora de fazer o pedido de casamento, o homem entregue um anel (de noivado) para a mulher, mas que ele não use nada.

Apenas na hora de casar é que tanto o noivo quanto a noiva troquem alianças, normalmente de ouro, e as usem. A mulher então pode usar a aliança de noivado em conjunto com a de casamento, em mãos diferentes ou na mesma, a seu critério.

Para nós, o anel de noivado funciona um pouquinho diferente… Explicamos tudinho!

As regrinhas de um anel de noivado

Assim como falamos anteriormente, o anel de noivado é a promessa de que o casamento está chegando. É o momento em que um casal se compromete seriamente a juntar suas escovinhas de dente e declarar publicamente seu amor um pelo outro.

No Brasil o comum é que tanto o homem quanto a mulher usem um anel dourado, normalmente aquele mesmo que usarão durante o casamento. A diferença aqui é que eles são usados na mão direita, só passando para a esquerda na hora do casamento.

Qual usar?

Bem, tudo depende de em que nível seu relacionamento está.

Se vocês estão prontos para um comprometimento, mas ainda não estão prontos para algo tão sério quanto um casamento, o anel de compromisso é o ideal! Ele demonstra o amor que sentem um pelo outro e a promessa de que um casamento possivelmente virá algum dia.

Já o anel de noivado é para o casal que já se sente prontíssimo para casar! É para aqueles que sentem que seu relacionamento já avançou o suficiente para se comprometerem um com o outro publicamente.

E aí, entendeu a diferença entre o anel de compromisso e o de noivado? Acha que está pronta para usar um anel desses? Começa a dar umas dicas para o mozão, ou vai que ele leu o nosso artigo e está preparando uma surpresa? Nunca se sabe 🙈💕

Até a próxima!

Beijinhos,
Cris Françoise

Nenhum comentário

Adicione um comentário